5 dicas práticas para melhorar sua escrita de conteúdo e ter um blog de sucesso

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

como-escrever-bem

Eu não sou um bom escritor!

Eu sou um péssimo escritor e vou te ensinar como melhorar sua escrita e escrever textos impactantes? Que ironia não? Como um péssimo escritor pode ensinar algo a alguém? Isto é o que iremos ver!

O que eu descobri, é que mesmo os maus escritores podem tem o poder de hipnotizar uma audiência online! E isto é importante para ter um blog de sucesso, então basta um pouco de criatividade e uma ideia básica.

O que as vezes me perguntam, é como um mal escritor como eu pode produzir conteúdos altamente contagiosos, este é o marketing viral!

Qual é o segredo?

Cada escritor profissional irá dizer-lhe uma coisa, mas você tem apenas alguns segundos para impressionar o público. Se você não fizer direito para segurar seu leitor no texto, ele irá embora em exatamente 20 segundos.

Não importa se você fez a melhor e mais complexa pesquisa do mundo, se você não fizer direito, ninguém irá ler, e isto será um trabalho perdido, o que levará que fique desanimado e desmotivado.

Conteúdo escrito é uma coisa complicada de ser feita, e não há nenhuma fórmula universal quando se trata de ter certeza que todo mundo vai ler até o fim. Ainda assim, essas técnicas pode aumentar suas chances de sucesso.

Escrever bem, não é saber gramática e estruturas de frases corretas (apesar de importar e muito), pois isto é escrever certo, então aqui está alguns segredos que uso para prender os leitores nos meus posts.

1. Uma manchete viral irá percorrer um longo caminho

Viral tornou-se sinônimo de sucesso online. O sonho de todos que estão presente na internet é fazer um conteúdo viral, não importa se é no WhatsApp, publicações em mídias sociais como Facebook, Twitter ou Youtube, a grande vontade é que milhares e milhares de pessoas vejam o que você escreveu ou o que você gravou, esta é a linha divisória entre armadores e um blogueiro profissional.

banner-formulanegocioonline-728x90-2

Bem, as coisas que você acredita ter potencial viral pode não ser necessariamente os que o público vai ficar impressionado, alguns elementos comuns de títulos virais, podem ser testados, para ver a resposta de seu público, há ferramentas especializadas em criar headlines persuasivas de forma automática.

Apelo emocional – Emoção não está no sentimento somente de tristeza, você pode apelar para a alegria, mostrando como seria bom se ela tivesse determinado bem.

Então… escreva….

  • Algo curioso que todo mundo quer saber
  • Fique atento ao Trends, pois saber o que as pessoas estão pesquisando, pode te ajudar a escrever sobre o que elas querem saber.
  • As pessoas sempre querem coisas certas, por exemplo o título deste artigo: “5 dicas práticas para melhorar sua escrita de conteúdo e ter um blog de sucesso” Não ficaria tão bom seu eu colocasse apenas: “Dicas para ter um blog de sucesso”, então escreva coisas verdadeiras exatas.
  • Uma forma de orientar, uma explicação prática de algo complexo ou algo que todo mundo quer aprender a fazer.

Tomemos por exemplo manchetes BuzzFeed . Vamos fazer uma rápida análise para descobrir o que os torna tão provável que irá se tornar um viral. Adivinhar o que, a maioria deles correspondem a, pelo menos, um ou mais dos critérios acima mencionados.

buzzfeed

Estes artigos estão postos no topo do Buzzfeed. Dê uma olhada nos títulos e veja como eles correspondem às sugestões virais acima.

10 coisas que as peças de roupa te contariam se pudessem
14 dramas que quem chora por qualquer coisa vai entender
15 fatos que você provavelmente não conhecia sobre a marcha atlética

Lembre-se de uma coisa, um título viral deve cumprir a sua promessa. Não vá para manchetes clickbait. Se você prometer às pessoas alguma coisa, cumpra sua promessa, pois é muito ruim as pessoas se sentirem enganadas, então se prometeu, cumpra! Caso contrário, você irá perder seu público. Você voltaria a algum site que tenha prometido algo e não cumprido? Tenho certeza que não.

2. Tudo está no primeiro parágrafo

banner-formulanegocioonline-728x90-2

Para tornar um blog famoso, com textos que as pessoas leiam até o final, é absolutamente necessário ter uma grande abertura. O primeiro parágrafo irá determinar o destino do seu texto. Basta pensar nisso, você já perdeu tempo lendo um conteúdo que tem um primeiro parágrafo chato, longo e complicado?

O primeiro passo para tornar um blog famoso, é escrever conteúdos fantásticos, e a abertura perfeita é muito importante, é ela que irá fazer as pessoas se interessarem mais e mais por seu conteúdo.

O primeiro parágrafo, mais precisamente a primeira linha é a parte mais difícil de um texto, e também a mais importante, você pode usar as seguintes abordagens para escrever bons textos e ter um blog de sucesso.

  • Comece um texto com uma boa história, pode ser sua ou de outra pessoa. Já ví muitos bons textos começarem com histórias de sucesso de pessoas como Steve Jobs e Ayrton Senna.
  • Começar o texto fazendo uma pergunta, fazer uma introdução, explanação e respondê-la, é uma boa maneira de prender o leitor.
  • Fornecer o vislumbre de um segredo que você está indo para compartilhar através do artigo, normalmente, nesta etapa, os escritores escrevem, “imagine que…” e depois continua. Esta frase é certeira e psicologicamente comprovada, pois faz com que o leitor se coloque no lugar, e o mesmo tenha a sensação de já ter conseguido algo.
  • Seja direto em seus artigos, mas faça artigos completos. Não faça rodeios para no final entregar uma informação, vá entregando informações e no final a maior informação.
  • Fazer o leitor rir, ou se sentir feliz, sendo bem humorado em seus textos é o caminho para um blog de sucesso.
  • Comece com uma boa frase motivadora, já fiz isto em alguns emails que envio aos meus leitores, e elas dão muito certo.

banner-formulanegocioonline-728x90-2

Esta peça de análise mostra que tipos de primeiros parágrafos são mais capazes de obter o público envolvido. Ele também fornece exemplos de gráficos de chumbo que pertencem a cada uma das categorias.

Aqui está outro interessante estudo de caso . Com base em mapas de calor, os pesquisadores descobriram que as informação de um artigo mais importante e envolvente devem ser disponibilizados nos dois primeiros parágrafos.

Heatmaps sugerem que a esmagadora maioria dos leitores se concentrar no primeiro e no segundo parágrafo do conteúdo.

heatmap-casestudy-for-improve-your-content-writing

3. O maior segredo dos blogueiros profissionais

The girl shares the secrets of her friend

Tente adivinhar o que faz com que alguns escritores sejam melhores do que outros. Aqui vai uma dica: não é uma extensa pesquisa, não é a pratica (embora a experiência vai certamente ajudar) e não é um profundo conhecimento do tema a ser discutido.

Grandes escritores têm um estilo próprio de escrita, e seu conteúdo pode ser conhecido dentre milhares de outros artigos.

Ter o seu próprio estilo, sem copiar ninguém, é muito importante, e é isto que te tornará um blogueiro famoso. Não escolha determinado estilo de escrita porque você acha que agradará seu público. As vão saber que o texto está longe de ser autentico, e isto é um dos maiores pecados para um criação de conteúdo.

Muitos escritores novatos cometem o grave erro de não definir seu próprio estilo. Eles ficam ansiosos para produzir conteúdos iguais aos de seus autores favoritos, sendo inspirados por alguém que é grande, e tentando escrever como eles é um grave erro.

4. Um bom tema é tudo.

tenha-foco-em-seus-textos

Um bom conteúdo é um conteúdo focado. As pessoas não têm o dia inteiro para explorar todas as idéias da sua cabeça. Escolha um tema e faça. Se necessário, crie um esboço antes de começar a escrever o conteúdo. Um esboço irá mantê-lo focado, e evitará que a nitidez de seu texto se perca.

Grandes escritores fazem apenas uma coisa, e eles fazem isso perfeitamente. Onde você quer chegar? Por que você está escrevendo sobre determinado assunto? Como é que vai beneficiar o seu leitor? Estas são as perguntas que você deve ser capaz de responder antes de começar com um texto.

banner-formulanegocioonline-728x90-2

Uma última coisa a ser lembrada é que você não tem que fazer a sua escrita “bonita”. Não há necessidade de usar grandes palavras e frases longas. Conte a sua história, determine o começo, o meio e o fim. Tente escrever um determinado numero de palavras, e não deixe a força de seu argumento diminuir ao longo do texto.

Focando no conteúdo, você ao longo do tempo se tornará especialista no assunto que escreve. Com o foco, você será notado e amado muito mais rápido pelos leitores do que ficar dispersando e divagando sobre assuntos diferentes, pois o que faz o sucesso de um blog, site ou canal, não é a diversidade de assuntos escritos, mas a qualidade destes assuntos.

 

5. Faça um conteúdo persuasivo

aumente-sua-persuasão

A persuasão é desafiadora, e um fator determinante para o sucesso. Afinal, você quer convencer as pessoas através de seu texto, e quer que eles façam algo depois de terminar de ler.

Alguns princípios da escrita persuasiva incluem o seguinte:

  • Apelar para a lógica e para o senso de razão das pessoas, fazê-las acreditar, ou enchergar que o que você está dizendo é a coisa certa a ser feita.
  • Apelar para as emoções das pessoas fazê-las desejar algo e levá-las a se sentir atraída por algo, é muito importante no novo marketing digital. Use apelo emocional com moderação, caso contrário corre o risco de tornar o texto demasiado sentimental
  • Reciprocidade, as pessoas gostam de receber algo antes de dar de volta. Assim, dar-lhes informações valiosas, em um e-book por exemplo, se torna mais fácil de ela praticar determinada ação.

Conclusão

Todas essas técnicas devem ser apoiados por provas suficientes. Você não pode simplesmente pedir às pessoas para acreditar em você, pelo simples fato de dizer algo. Dê-lhes informações, fatos e argumentos lógicos para construir a sua credibilidade e se estabelecer como uma autoridade dentro de seu respectivo campo.

Ter posts bem sucedido é difícil. Trata-se de talentos, planejamento estratégico, prática e dedicação. Vá devagar, faça sua pesquisa e trabalhe para refinar suas habilidades de escrita. Se você é consistente e ansioso para aperfeiçoar o seu conteúdo, em breve você vai ver o resultado positivo de seus esforços e aprenderá como escrever bem para seu blog ou site.

banner-formulanegocioonline-728x90-2

Summary
Article Name
5 dicas para melhorar sua escrita e fazer posts de sucesso
Description
Aprenda 5 passos infalíveis para ter uma escrita de conteúdo de sucesso e agradável que seus leitores amem. São 5 dicas simples, que após aplicada, verá que realmente funciona. Clique aqui e aprenda como fazer
Author
Publisher Name
sucessonautas.com
Publisher Logo

  Quer fazer download de um Tema Wordpress Otimizado totalmente GRÁTIS? Sim, irei te dar um tema otimizado Totalmente Grátis para que você suba seu blog para outro nível  

1 Comentário

  1. A questão ali do buzzfeed, eu já coloquei nos favoritos para futuramente usar nos meus novos artigos.

    Se não encontrasse esse artigo hoje,talvez um cliente meu já tinha desistido de vender na internet,com certeza indiquei para ele que não sabia a importância que a internet tem.

    Palavras inspiradoras.
    ABÇ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *